PGQP-RS Prêmio Press
Alison Zigulich
Buscar no site:

Notícias


Distrito Industrial do Porto do Rio Jacuí na pauta com o secretário Fábio Branco no Cacisc ao Meio-Dia
13 de Março de 2017

A Câmara de Agronegócio, Comércio, Indústria e Serviços de Cachoeira do Sul (Cacisc), recebe no dia 28 de março, no auditório do Sindilojas Vale do Jacuí, o secretário estaual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco. Ele virá para debater com lideranças da comunidade de Cachoeira do Sul e da região algumas questões importantes para o futuro e também demandas que necessitam de ação urgente, como definições e investimentos para instalação da área industrial junto ao porto do Rio Jacuí.

 

O tema vem sendo tratado com o governo do Estado há vários anos e, agora, segundo declarações do presidente da Cacisc, Paulo Alex Falcão, as articulações contam com apoio do prefeito Sergio Ghignatti, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, e de diversas outras lideranças, como do vice-presidente de Indústria da Cacisc, Talis Treichel. “A Cacisc foi atrás de uma agenda para que o secretário viesse a Cachoeira do Sul, para que com isso possamos agilizar algumas questões, principalmente com relação ao distrito indústria na área do porto”, comenta Paulo Falcão.

 

Maiores informações e reservas de vagas para a reunião almoço do dia 28 podem ser obtidas junto às secretarias da Cacisc e do Sindilojas Vale do Jacuí. São vagas limitadas e os ingresso já estão à venda. A Cacisc também está preparando uma reunião reservada com o secretário Fábio Branco, que deverá ocorrer às 11h30min, com a diretoria da entidade, algumas autoridades e convidados. Esta edição do Cacisc ao Meio-Dia contará com patrocínio especial da Granol – Unidade Cachoeira do Sul.

 

Sobre a SDECT

A Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT) foi criada em janeiro de 2015 e marca a política do Governo do Estado voltada à promoção do desenvolvimento econômico, à tecnologia e apoio às micro e pequenas empresas. Tem como missão levar o Rio Grande do Sul ao desenvolvimento sustentável, através da inovação, incrementando os setores econômicos tradicionais, atraindo novos investimentos, adensando cadeias produtivas e superando desigualdades regionais.

Atua em conjunto com as demais áreas de governo na implementação de políticas de desenvolvimento do Estado. Em parceria com a Secretaria da Fazenda, a SDECT é responsável por promover e executar políticas de incentivos fiscais voltados ao desenvolvimento regional e setorial.

É responsável pela adoção de políticas de desenvolvimento produtivo do Estado, através de mecanismos de aceleração do crescimento e implementação de projetos relevantes para o RS. Institui programas de desenvolvimento de interesse estratégico do Rio Grande do Sul junto a outros Estados, Municípios e à União, e especialmente atuar na cooperação e relações internacionais.

Aloca recursos intermediados com instituições financeiras públicas ou privadas, nacionais ou internacionais, para o financiamento de projetos de desenvolvimento e infraestrutura do Estado.

Promove o registro e a agilização na constituição de empresas.

Apoia prefeitos e empresários no sentido de identificação de recursos, solicitações técnicas e acompanhamento de implantação e avaliação de impacto de projetos.

Implementa a política estadual de fomento à economia solidária e concede suporte administrativo ao conselho do setor, bem como a política estadual de fomento ao segmento e suporte administrativo ao conselho do setor. Estimula a produção e o consumo de bens e serviços oferecidos pelo setor da Economia Popular Solidária, promove a formação, a educação e a capacitação técnica para cooperação e autogestão e a incubação e a assistência técnica para implementação de empreendimentos da economia solidária. Também apoia técnica e financeiramente a recuperação e a reativação de empresas por trabalhadores.

Apoia o empreendedorismo e a competitividade das empresas, assim como a implementação de projetos na área de gestão e de tecnologia da informação.

Executa a política da ciência, tecnologia e inovação e o respectivo planejamento estratégico, assim como promove a divulgação e a transferência de pesquisas científicas e tecnológicas, bem como o desenvolvimento de patentes e de outros dispositivos de registro e proteção à propriedade intelectual. Na mesma área, está a cargo da Secretaria a formação e o desenvolvimento de recursos humanos, incentivando sua capacitação nas áreas de pesquisa, ciência e tecnologia e inovação.

Apoia e estimula órgãos e entidades que investirem em pesquisa, desenvolvimento científico, tecnológico e inovação, apoiando programas de fomento e atividades de pesquisa. Também promove a implementação e fixação de atividades de alta tecnologia no âmbito do Estado do Rio Grande do Sul, atuando em cooperação com as universidades e com organismos internacionais.

Atua na metrologia.

Promove o fomento científico e tecnológico através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – FAPERGS.

Baseada em uma política ativa de promoção comercial e de investimentos, a SDECT articula a ação de atores-chave do Executivo gaúcho, ligados ao tema do desenvolvimento. Promove, também, o diálogo entre diferentes entes da economia e da sociedade. Como braço executivo da SDECT, a Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI) tem importante papel na consecução das diretrizes estratégicas.

Coordenadora do Sistema do Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul, a SDECT opera conjuntamente com os bancos de fomento, Badesul e Banco Regional de Desenvolvimento Econômico e Social (BRDE), além de contar com a sintonia do Banrisul.

Foto: Karina Viana - Divulgação


Fonte: Jornalismo DPress



AFUBRA - Associação de Fumicultores do Brasil
YouTube Flickr
Twitter Facebook
S-Info S-Maq - Soluções Web