PGQP-RS Prêmio Press
Alison Zigulich
Buscar no site:

Entrevistas


Ian Black - Empreendedor Digital
CEO Agência New Vegas -



Aos 37 anos, ele coleciona dois troféus do Festival de Publicidade de Cannes, mais de 10 anos no mercado de social media e está à frente da agência New Vegas, que cuida das redes sociais de gigantes como Bradesco, Heineken, General Electric, Duratex, Deca e Slow Cow. Saiba o que um dos primeiros blogueiros do Brasil pensa sobre o uso das redes sociais no varejo.

 

O que você diria para o empresário que resolve entrar nas redes sociais? Por que é importante ter uma página da loja?

Não é importante ter uma página da loja. O importante é você ter uma estratégia consolidada para gerar negócios através do meio digital. Ter ou não ter uma página (ou outros recursos) deve ser uma decisão tomada com base na estratégia.

 

Como um pequeno ou médio lojista deve enxergar as mídias sociais?

Como um meio eficiente para alcançar seu público-alvo e com isso gerar resultados.

 

Qual o primeiro erro que as marcas cometem nas redes?

Achar que internet é de graça. Isso é um conceito completamente ultrapassado (na verdade, nunca foi verdade), mas é o que faz com que muitas marcas tenham experiências ruins e frustrantes, pois não valorizam o potencial e o investimento que fazem nas iniciativas que colocam em prática.

 

Quais lojas/marcas brasileiras o lojista pode acompanhar para buscar inspiração?

Depende do tipo e tamanho do negócio, do público-alvo, de uma série de fatores. Mas a ideia central é que inspiração pode ser encontrada em vários lugares, sob várias formas, não necessariamente no mesmo segmento.

 

Por que é importante a definição de uma persona para o posicionamento nas redes sociais?

A persona é a definição de como seria a marca/empresa se fosse um perfil. Ela é parte do planejamento de comunicação, pois reúne as características, o estilo e a voz da marca. É o que vai gerar identificação com o consumidor e fazer ele entender que está lidando com a marca x e não com a y.

 

Como você explica a frase “Se conteúdo é rei, contexto é Deus”?

É uma frase usada com frequência pelo dono da agência VaynerMedia, o empresário Gary Vaynerchuk. Quer dizer que o conteúdo pouco significa se ele não for usado na forma certa, no momento certo, para as pessoas certas. É como chegar em uma roda de amigos corintianos e querer falar de Flamengo. Não vai funcionar.

 

Sua experiência como empreendedor começou por acaso, quando você alugou um local para fazer um trabalho, ele foi cancelado e precisava arcar com os custos, começando o que hoje é a agência New Vegas. Para você, qual a importância da coragem na vida de um empreendedor?

O empreendedor vai precisar tomar decisões que muitas vezes podem dar muito errado, com consequências grandes e graves. Nem todo mundo está disposto a fazer isso. Mas só convivendo com esse risco é possível criar um negócio de sucesso.

 

Todos os seus clientes atuais chegaram espontaneamente à agência. A que atribui isso?

A um trabalho feito com seriedade, competência e transparência desde sempre. E também a estar sempre disponível para ajudar as pessoas. E esse é um segredo que pode ser usado em todos os tipos e segmentos de empresas.

 

VOCÊ SABIA?

Muita confusão acontece na hora de criar uma conta para empresas no Facebook. O correto, segundo a própria rede social, é que pessoas tenham perfis e empresas/personalidades tenham páginas.

 

Entrevista publicada originalmente na revista Conexão Varejo – Novembro/2015



AFUBRA - Associação de Fumicultores do Brasil
YouTube Flickr
Twitter Facebook
S-Info S-Maq - Soluções Web