PGQP-RS Prêmio Press
Alison Zigulich
Buscar no site:

Entrevistas


Jaime Fonseca Krug - Diretor
VictorFran Móveis Planejados - Empresário

Móveis Planejados

Jaime Fonseca Krug

 

VictorFran é marca registrada em móveis planejados

 

Há pouco mais de cinco anos no mercado como VictorFran, mas com experiência de mais de 20 anos, o empresárioJaime Fonseca Krug acompanha a tendência mundial em ambientes internos residenciais, comerciais e corporativos e confirma um crescimento contínuo ao longo deste período. Uma curiosidade interessante foi a criação do novo nome da empresa: Com a ajuda de sua esposa Luciane Krug, a VictorFran é uma homenagem aos pais de Jaime, Victorino (in memorian) e Francisca (reside em Santa Cruz do Sul). Hoje, é marca registrada e sinônimo de móveis planejados em Cachoeira do Sul e região. A história, o começo da empresa e tudo o que fez parte desta trajetória você pode acompanhar na entrevista exclusiva que Krug concedeu à Dinâmica Press.

 

Dinâmica Press – Há uma tradição do seu nome ser ligado a móveis de escritório. Mas, na verdade, o carro chefe agora é móveis planejados?

Jaime Krug  –  É sim. Como o início da empresa foi com venda e assistência técnica de máquinas fiscais e registradoras, passando pela revenda de móveis de escritório, esta relação ficou muito forte. Mas, agora, o nosso foco mesmo é projetos e produção de móveis planejados para diversas finalidades. Procuramos acompanhar as principais tendências e padrões do mercado, para garantir linhas modernas e com a qualidade necessária para os clientes.

 

Dinâmica Press – E como foi esse início da empresa?

Jaime Krug  –  Fundamos em 14 de agosto de 1990 a SOS Máquinas, que como disse anteriormente, tinha como negócio principal a venda e assistência técnica de máquinas fiscais e registradoras, que eram muito utilizadas ainda na época. Cachoeira é um mercado relativamente grande e intenso, por isso crescemos e nos consolidamos. Naquele tempo, trabalhávamos com representação e revenda de móveis para escritório. Em 2006, abrimos uma filial na Avenida Brasil, zona norte da cidade, que ajudou bastante nesta expansão.

 

Dinâmica Press – E a fábrica própria?

Jaime Krug  –  Foi às vésperas do ano 2000 que começamos os primeiros testes de uma fábrica própria na empresa. No início eram móveis seriados, com linha corporativa para escritórios.

 

Dinâmica Press – Parece que muita coisa mudou de lá para cá?

Jaime Krug  –  Sem dúvida. Gradativamente a concepção de mobiliário planejado, ou seja, completamente adaptado aos espaços dos clientes foi se disseminando e chegou até o nosso mercado. Primeiramente eram grandes fábricas e marcas nacionais e internacionais, até chegar nos dias de hoje, onde vemos que o conceito de móveis planejados já faz parte praticamente do nosso cotidiano.

 

Dinâmica Press – Onde estão as principais vantagens desta tendência atual?

Jaime Krug  –  A possibilidade de utilizar móveis planejados nos ambientes proporciona, acima de tudo, um ótimo aproveitamento do espaço, além do que dinamiza o ambiente e permite que tudo possa ser até personalizado. Dependendo da necessidade ou do padrão da identidade visual de uma empresa, por exemplo, as tonalidades e detalhes podem incorporar as cores desta identidade. Sem falar que até algumas peças do mobiliário podem seguir o design preferido dos clientes.

 

Dinâmica Press – E o que mais mudou?

Jaime Krug  –  A própria garantia que os clientes têm. Antigamente havia os marceneiros informais, que precificavam as vendas em parâmetros relativos. Os prazos nem sempre eram cumpridos e o cliente não tinha uma referência oficial de como encontrar estes profissionais. Hoje, estes profissionais encontraram opção de trabalho em indústrias modernas e organizadas. Outra mudança importante são os novos produtos que entraram no mercado. No lugar da madeira para os móveis em grande escala, entrou o conglomerado MDF, que faz a estrutura das chapas dos móveis, que depois são revestidos por uma diversidade de materiais, padrões, tonalidades, entre outras.

 

Dinâmica Press – Isso é sinal de que o poder aquisitivo dos clientes mudou?

Jaime Krug  –  O poder de compra aumentou com certeza. Atualmente, no Brasil, como um todo, a classe média cresceu. O cliente residencial que antes só comprava em magazines, com inúmeras parcelas, agora pode optar por gastar um pouco mais e mobiliar sua casa com diversos outros recursos e com padrão e qualidade de primeira.

 

Dinâmica Press – Ao que você atribui esse crescimento?

Jaime Krug  –  A situação geral do Brasil. A economia mais estável e certa tranquilidade da população e dos investidores quanto à economia fez com que uma parcela maior desta população pudesse mudar seus hábitos de consumo. Há alguns anos, havia uma divisão mais contrastante do poder aquisitivo, ou seja, tinha-se boas condições financeiras ou não.

 

Dinâmica Press – E o cliente corporativo também mudou?

Jaime Krug  –  Acho que sim. Muitas empresas estão crescendo e expandindo suas atuações. Aumentando suas fatias e sua área de abrangência no mercado. Com isso, percebemos que há clientes corporativos que deixaram de ser apenas uma sede para abrir filiais, postos de atendimento ou  outros segmentos. Entre nossos clientes que podemos citar para exemplificar este quadro, está a própria Cauzzo Serviços Assistenciais, que tem unidades novas em municípios como Agudo, Sobradinho, São Pedro e Toropi. Isto sem falar nos novos pontos do Grupo Granol no Rio Grande do Sul e o Hospital de Caridade e Beneficência, que moderniza e investe em sua estrutura na cidade de Cachoeira.

 

Dinâmica Press – Podemos dizer que caiu o conceito do móvel pronto?

Jaime Krug  –  Claro que não está fora do mercado, mas podemos dizer sim que o conceito de móvel pronto reduziu bastante a sua participação, por tudo o que consideramos anteriormente. Podemos dizer também que optamos por acompanhar a tendência dos móveis planejados e não nos arrependemos.

 

Dinâmica Press – Qual é a tendência para este mercado?

Jaime Krug  –  Acreditamos que o conceito de móveis planejados veio para ficar e que ainda há muito mercado para explorarmos. Seja para quem ainda não investiu na montagem de mobiliário planejado e adaptado, ou para quem precisa redimensionar seus ambientes ou criar novos pontos ou residências. A tendência deverá ser muito boa, apostamos e investimos nisso, e queremos estar cada vez mais na cabeça dos clientes na hora de abrirem novas sedes ou filias de empresas ou na hora em que as famílias trocam seus imóveis por outro mais novo ou mais amplo.

 

Dinâmica Press – Você pode apontar um diferencial ou atributo da VictorFran?

Jaime Krug  –  Temos uma boa estrutura de produção, com 14 funcionários na fábrica, no desenvolvimento de projetos e no atendimento aos clientes. Trabalhamos praticamente só com móveis planejados, embora tenhamos alguns modelos padrão que são consagrados, mas isso chega a no máximo 10% de toda a produção. Nossa filosofia de trabalho é atender o mercado com qualidade, preço justo e prazo. Podemos garantir a entrega de um projeto completo em um prazo entre 30 até 45 dias.

 

Dinâmica Press – Quais as dificuldades?

Jaime Krug  –  Dois aspectos sempre preocupam. Um é a falta de mão de obra especializada. Temos que formá-las na própria fábrica. Faltam cursos e um direcionamento para este setor que cresce a cada dia  e que agrega valor à economia do município. Outro aspecto é a logística, pois como estamos em época de transição de preços, com diversos reajustes e também a volta do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que já aumentou 2,5% os custos e deve ter mais 2,5% nos próximos meses. Houve aumentos que atingiram 10% e de índices mais altos, como o MDF, que teve um aumento de aproximadamente 15%. Tudo isso acompanhado de aumento nos acessórios e outros complementos. Como o índice está acima dos índices oficiais e de inflação, fica muito difícil de repassá-los diretamente aos consumidores. Isso se acentua para empresas pequenas como a nossa, que administra volumes relativamente baixos de matéria-prima, por exemplo.

 

Dinâmica Press – E a visão de futuro?

Jaime Krug  –  Queremos continuar crescendo. Trabalhamos com um catálogo e um portfólio muito grande de produtos e temos também muitos projetos para expandir ainda mais no curto e médio prazo.



AFUBRA - Associação de Fumicultores do Brasil
YouTube Flickr
Twitter Facebook
S-Info S-Maq - Soluções Web